Salão do Automóvel de SP supera expectativas

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Presença constante nas edições do Salão do Automóvel, Paulo e Sandra Ferreira já perderam as contas de quantas vezes participaram do evento.  O casal, que antes vinha sozinho, agora traz os filhos, que embora pequenos, já começam a pegar gosto pela atração. “Os meninos já ficam empolgados quando sabem que o evento se aproxima”, diz Sandra. Histórias como essas se multiplicaram pela 28ª edição do Salão Internacional do Automóvel, que reuniu 756.114 mil pessoas durante 11 dias de evento no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo.

Os apaixonados por carros, como Alliska e Lucas Rocha, conheceram modelos de 84 expositores, representando 41 marcas com 547 veículos expostos (contra 505 da edição 2012), além de acessórios e produtos de montadoras famosas em todo o mundo como Porsche, Audi, BMW, Mitsubishi ou Mercedes-Benz. Entre todos os modelos, 150 eram lançamentos. Vindos de Brasília especialmente para o evento, o casal de veteranos em Salão do Automóvel, veio nesta edição para escolher, antecipadamente, o novo carro da família. “Acho ótimo conhecer todos os lançamentos em um só lugar. As montadoras deixaram os carros bem acessíveis e os promotores estão muito bem preparados nos estandes. Essa experiência nos ajudará a decidir qual carro compraremos pós-evento”, explica Rocha.  Esse ano o casal trouxe, além dos filhos, o amigo Júlio Laranjeira, estreante no Salão do Automóvel de São Paulo.  “Já visitei salões internacionais e posso dizer que este evento está de alto nível. Estou surpreso com a organização e com a quantidade de atrações para o público”, diz Laranjeiras.

“Os 150 lançamentos reforçaram o papel do Salão Internacional do Automóvel como plataforma importante de estímulo à indústria e ao mercado automobilístico nacional. A recente vinda de novas fábricas para o Brasil somente comprova essa tendência”, acredita Juan Pablo De Vera, presidente da organizadora do evento, Reed Exhibitions Alcantara Machado. O executivo ainda faz uma observação: a edição 2012 aconteceu em meio a um feriado prolongado e essa não. Mesmo assim, o evento alcançou o público previsto. “Outro fator positivo que notamos foi a mudança no perfil dos visitantes, eles chegam com maior interesse em conhecer os lançamentos e novidades para programar sua nova compra. Além disso o Salão do Automóvel de SP está se consagrando como um programa para toda a família”, completa De Vera.

 

Segundo levantamento da São Paulo Turismo S/A, empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo, o evento deve ter gerado R$ 280 milhões em São Paulo: os turistas representam cerca de 32,5% dos visitantes, ficam na cidade 2,5 dias e gastam um ticket médio de R$ 986 por pessoa.

As SUVs compactas foram o grande destaque na mídia durante o Salão

Sem dúvida, a aposta da indústria no segmento de utilitários esportivos compactos foi evidente nesse Salão, nicho com grande potencial de mercado. Entre os destaques estão o Renegade, da Jeep, que será produzido no Brasil a partir do ano que vem, e o Honda HR-V, a ser fabricado em Sumaré (SP), chegando às lojas no primeiro trimestre do ano que vem. Outra montadora que aposta no segmento é a Peugeot, que apresentou o 2008, que deve estar nas ruas a partir do primeiro trimestre de 2015. A DS, marca de luxo da Citröen, chamou atenção com o DS 6, veículo lançado com botão giratório no painel central, que comanda o sistema de tração das rodas dianteiras. “É uma ótima oportunidade para sentirmos a receptividade do consumidor brasileiro e seu potencial de venda. Afinal, o segmento SUV no Brasil cresce acima do mercado”, diz Francesco Abbruzzesi diretor geral da Citroën no Brasil.

A Mercedes-Benz confirmou sua popularidade com o utilitário esportivo GLA. Já o grupo Jaguar Land Rover mostrou o Discovery Sport, que chegará ao Brasil em 2015, importado do Reino Unido. No estande da Jac Motors, o visitante pode ver os SUVs T6 e T5, que têm preços bem competitivos. A Nissan também aproveitou o evento para apresentar o Kicks Concept, que, por enquanto, ainda é um protótipo, mas que servirá de base para o desenvolvimento de um modelo inédito, cuja produção deverá ocorrer no Brasil.

Test-drives e test-ride

Pela primeira vez, o Salão do Automóvel reservou uma área para os test-drives, realizados no estacionamento do Anhembi com três montadoras. Esta experiência será lembrada pelos cerca de 5 mil visitantes que tiveram a oportunidade de dirigir os carros da Volkswagen (Golf GTI ou Passat CC); Toyota (Etios); e Lexus ( IS 250 F Sport). Já o test-ride Camp Jeep levou mais de 14 mil visitantes a conhecer o Jeep Wrangler, o Grand Cherokee e o Cherokee.

Atividades para o público

Foram mais de 100 horas de entretenimento. O Salão do Automóvel deste ano trouxe uma série de atrações interativas para os visitantes. “Estandes democráticos e acessíveis tiveram foco na família, mulher, crianças, apaixonados por games, entre outras atrações”, explica Juan Pablo De Vera. O jogo oficial da Stock Car, os simuladores de corrida, a pista de Hot Wheels, o espaço Super Carros e a réplica do carro DeLorean de De Volta para o Futuro fizeram grande sucesso. A Chevrolet promoveu shows com cantores como Fernanda Takai, Paulo Miklos e Paula Lima. Os estúdios de rádio instalados dentro do pavilhão também trouxeram artistas famosos e celebridades. Esportistas como Felipe Massa e Gabriel Medina, por exemplo, distribuíram autógrafos para os visitantes.

Fonte: 2PRÓ Comunicação | Assessoria de Imprensa Oficial

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